O vereador de Chapecó, Cleber Fossá (MDB), apresentou o projeto de lei complementar (PLC) visando instituir, em Chapecó, Semana Municipal dos Colecionadores, Atiradores e Caçadores (CACs). Conforme a proposta, o evento deve acontecer de forma anual, na primeira semana de agosto, em alusão à conquista da primeira medalha de ouro do Brasil em Olimpíadas, ocorrida no dia 3 de agosto de 1920.
Segundo Fossá, o PLC visa reconhecer e fomentar os movimentos voltados aos Colecionadores, Caçadores e Atiradores que residem no município ou que participem das atividades e eventos realizados em Chapecó. A semana dos CACs tem por objetivo contemplar todos os públicos da área, com a realização de diversos eventos festivos organizados pelas entidades e movimentos que são atuantes no município.
Se a proposta for aprovada, a Prefeitura poderá realizar os eventos, palestras e ações públicas voltadas ao público dos Colecionadores, Atiradores e Caçadores. Ainda, entidades legalmente constituídas nesta área poderão participar da organização da Semana Municipal. “A conquista da medalha deixou marcado o dia 3 de agosto como data a ser sempre lembrada como parte da história do tiro esportivo”, disse Fossá.
No ano de 1920, o tenente Guilherme Paraense, militar do Exército Brasileiro, embarcou para a Antuérpia, na Bélgica, para participar das Olimpíadas. Mesmo com grandes dificuldades na viagem, com alimentação precária, treinamentos improvisados, e desvantagens em relação ao armamento utilizado por outros competidores, ele venceu a prova de pistola rápida, ganhando o primeiro ouro do Brasil em Olimpíadas.

Deixe um comentário