Vereador Cleber Fossá pede UPA 24 horas no bairro Palmital

Published by

on

Após a divulgação dos números finais do Censo de Chapecó, que apontam uma população de 254 mil em 2023 – no último Censo, no ano de 2010, eram 183 mil – levou o vereador Cleber Fossá (MDB) a oficializar o pedido, via moção aprovada pela Câmara Municipal de Chapecó, a fim de que a administração municipal, em parceria com o Estado e a União, realize um estudo de viabilidade de construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) na área Sul.

O vereador pede no bairro Palmital ou no bairro da região Sul em que o estudo demonstrar a viabilidade, uma vez que já antes de o Censo divulgado com o aumento da população, a região Sul já preenchia os requisitos no que se refere ao quantitativo populacional para ter estrutura deste porte. Essa proposta visa contemplar, principalmente, toda a população da região Sul de Chapecó, que abrange diversos bairros e ainda comunidades e linhas no interior de Chapecó.

“É de grande importância a construção desta UPA 24 horas, uma vez que muitos munícipes da região Sul têm dificuldades em buscar o atendimento médico de urgência em outras áreas do município de Chapecó. Essa medida ainda trará mais qualidade de vida para os cidadãos, pois promoverá um atendimento imediato e evitará longas esperas e os deslocamentos para outras unidades de saúde, desafogando também as demais estruturas de saúde”, argumentou Fossá.

Distâncias das demais Unidades

O vereador ressaltou que a UPA 24h do bairro Presidente Médici foi inaugurada em 2013, hoje atende diariamente mais de 400 pessoas que buscam atendimentos médicos. Que a estrutura do Pronto Atendimento (PA) da Efapi-24h, que saiu da rua Cunha Porã em razão da construção de nova estrutura física no atual terreno, passou a atender em um novo endereço, na avenida São Pedro, e atende hoje diariamente mais de 500 pessoas que buscam atendimento médico.

Além disso, Fossá apontou a distância dos bairros da região sul e das linhas, e inclusive citou o Goio-En e outros do interior do município, até as unidades de pronto atendimentos localizados nos bairros Efapi e Presidente Médici. “A população vem crescendo, de forma exponencial, e a UPA para contemplar os moradores da região Sul tem o objetivo de aproximar o atendimento à saúde da população, que hoje precisa se deslocar até as outras unidades para atendimento”.

Atualmente, toda região Sul de Chapecó conta com nove Centros de Saúde, mas nenhum é de urgência e emergência, e funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. “O aumento da população também amplia a verba para o município. Muitos usuários são idosos, gestantes, crianças ou pessoas que sofrem algum tipo de deficiências e têm residência distante da UPA e PA e, assim, passam dificuldades para chegar às Unidades”, finalizou Fossá.

Deixe um comentário