Um caso recente ocorrido no Pronto Atendimento (PA) 24h da Efapi, quando duas profissionais tiveram ferimentos leves depois de um homem, em surto psicótico, atacá-las com uma tesoura motivou o vereador Cleber Fossá (MDB) a cobrar sobre suas moções aprovadas, em abril, onde solicitava ao Poder Executivo que disponibilize guardas municipais ou então contrate vigilância privada para trabalhar no PA 24h da Efapi e junto à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h.
“É necessário que os servidores que atendem nestes dois locais tenham a proteção de guardas e/ou vigilantes, dado que muitos destes profissionais se deparam com as situações de insultos e xingamentos, ou ofensas com palavras de baixo calão, por parte de um segmento minoritário de pessoas que buscam atendimento, e alguns profissionais sofrem até ameaças físicas”, disse Fossá, que apontou também sobre a natureza de alguns dos atendimentos feitos nestes locais.
“Muitas pessoas alcoolizadas e drogadas chegam na Unidade de Pronto Atendimento ou lá no Pronto Atendimento Efapi, causando tumulto, e colocando medo e tensão nos profissionais de saúde e nos demais pacientes. Os munícipes procuraram esse vereador, solicitando a atenção com relação a segurança dos pacientes e de usuários e profissionais que atuam na Unidade de Pronto Atendimento e o Pronto Atendimento Efapi. Por isso apresentamos essa moção”, disse.
Outra moção apresentada
Outra moção que foi apresentada em abril é para que a Prefeitura de Chapecó promova todas ações e atos as necessários para que os aprovados nos concursos públicos 001/2022, no cargo de Vigia, e 002/2022, no cargo de Guarda Municipal, e que já tenham realizado todas as etapas necessárias para as investiduras nestes cargos, sejam imediatamente convocados, nomeados e empossados nas vagas. Vereador pediu que os demais classificados também sejam chamados.
“Já, na época, pedi que fosse avaliada a possibilidade do chamamento dos demais classificados em ambos os concursos e possibilitando investiduras de profissionais qualificados, atualizados, e com a sistemática de segurança pública atual, visando uma garantia do interesse público e da efetividade da segurança pública no município. E esses profissionais atenderiam essa demanda referente ao PA e a UPA e ainda na garantia das seguranças em todos educandários”, afirmou.
Conforme o vereador, temos que nos preocupar com a saúde de quem cuida de nossa saúde, e principalmente, a vida deles. “Nós vamos esperar alguma desgraça para adotar uma postura?”, indagou. Fossá aproveitou e parabenizou o Poder Executivo, pois neste mês 61 Guardas foram chamados para iniciar o curso de formação. “Esperamos que, assim, seja garantida a segurança em todos os educandários do município, bem como da UPA e PA, entre outros locais públicos”.

Deixe um comentário