A Câmara de Vereadores de Chapecó realizou, na tarde desta quinta-feira (3), uma reunião de trabalho com representantes da Associação Municipal de Alzheimer e Demências (Amad). Esse encontro atendeu o requerimento do vereador Cleber Fossá (MDB) e buscou discutir ações de prevenção e de tratamento das doenças neurodegenerativas que afetam a população idosa e a importância da assistência a eles e suas famílias. O vereador Cesar Valduga (PCdoB) participou.
Associação teve uma oportunidade para apresentar suas diretrizes, abrangência, perspectivas e necessidades para melhorar e ampliar as políticas públicas voltadas para a terceira idade em Chapecó. A entidade conta com 12 anos, realiza encontros e palestras no Salão Comunitário do bairro Jardim Itália, e possui o propósito de orientar e promover o bem-estar dos familiares de indivíduos vitimados pelas demências. Presidente da entidade, André Cecchin falou a respeito.
“Temos um curso de formação para cuidadores de idosos em parceria com universidades, com 90 horas no total”. Os representantes da Amad também apresentaram algumas reivindicações para incrementar os atendimentos prestados. Cecchin afirmou que a entidade necessita de um terreno para construir um espaço adequado, além dos projetos de engenharia e arquitetônico. Com a sede, a Associação ainda poderia ampliar o atendimento e a assistência que é prestada.
Como resposta às demandas, Fossá disse que protocolará um pedido com demandas da Amad e a encaminhará à Prefeitura. A Amad apresentou dados de que, no Brasil, cerca de 1,2 milhão de pessoas apresentam algum estágio de demências. Além disso, já são diagnosticados 100 mil novos casos por ano, de acordo com levantamento do Ministério da Saúde. Em todo mundo há uma previsão de que, até 2050, haverá 115 milhões de pessoas com algum tipo de demência.

Deixe um comentário