Reunião de Trabalho discute condições do aeroporto de Chapecó

Published by

on

A Câmara de Vereadores de Chapecó realizou na tarde desta quarta-feira (20) uma reunião de trabalho com o propósito de debater as condições estruturais e de atendimento do aeroporto Serafim Enoss Bertaso. Encontro foi promovido por iniciativa do vereador Cleber Fossá (MDB), através de requerimento aprovado em plenário pelos parlamentares. O gestor do aeroporto, Filipe Gomes, compareceu à reunião no Poder Legislativo e prestou todos os esclarecimentos.

O aeroporto de Chapecó é um dos mais movimentados do interior do Sul do Brasil e atendeu, no ano de 2022, meio milhão de passageiros. Houve crescimento registrado na movimentação de passageiros durante o primeiro semestre deste ano – o número 24% maior em comparação com o mesmo período do ano anterior. E Gomes lembrou da homologação do PAPI (Precision Approach Path Indicator – em português, Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão).

O equipamento já utilizado na extremidade da cabeceira 29 da pista, que atua como um auxílio visual de precisão que emite feixes de luz capazes de orientar o piloto a adquirir e a manter a aproximação correta da pista até o pouso. “Com esse equipamento, já houve a diminuição de 30% no cancelamento de voos”, revelou o gestor do Serafim Enoss Bertaso, que também disse que será instalada uma cancela na entrada do aeroporto para as questões do estacionamento.

Equipamento ILS e outros

Quanto instalação do equipamento ILS (Instrument Landing System), instrumento que permite mais precisão para pousos, principalmente, em condições de baixa visibilidade, como neblina, chuva e neve, o gestor do aeroporto não demonstrou muito otimismo sobre isso. “Custo desse aparelho fica em torno de R$ 60 milhões. Seria importante o município ou o Estado pleitearem o equipamento junto aos órgãos competentes da aviação brasileira”, afirmou o gestor do local.

Além disso, Filipe anunciou mais um voo diário para Florianópolis, via Azul Linhas Aéreas. Já a empresa GOL disponibilizará uma rota para o aeroporto de Congonhas (SP). “Temos tratativas para aumentar linhas e horários, em função da demanda crescente do aeroporto de Chapecó”. Para o vereador Fossá, os principais pontos pleiteados no pedido de reunião foram tratados e esclarecidos, sobre os procedimentos de pousos, novos voos, entre outras demandas do local.

Fossá afirmou que a administração do aeroporto solicita maior fiscalização sobre o transporte clandestino que ocorre no entorno do local, feito por motoristas não cadastrados, sendo que a fiscalização precisa ser feita com mais rigor, até por motivos de segurança. “Tivemos também encaminhamento sobre a estrutura interna do aeroporto; agora vamos dar encaminhamentos e cobrar as melhorias em diversos aspectos no nosso aeroporto municipal”, disse Cleber Fossá.

Deixe um comentário