O vereador Cleber Fossá (MDB) apresentou uma moção à Prefeitura de Chapecó para que seja realizado estudo de viabilidade para identificar áreas adequadas para a construção de um novo cemitério municipal em Chapecó. O estudo deve levar em consideração alguns critérios, como a localização estratégica, a acessibilidade e também capacidade de expansão. Chapecó já conta com dois cemitérios públicos – Cemitério Ecumênico Municipal e Cemitério da Linha Tomazelli.
Conforme o parlamentar, a situação de superlotações nos cemitérios municipais faz necessário se buscar soluções que possam melhor atender às necessidades da população, principalmente, daqueles que estão passando por um momento de luto. Além disso, as famílias de baixa renda têm enfrentado dificuldades para encontrar espaço para sepultamento de seus entes queridos e essa situação somente tende a se acentuar nos próximos anos pelo crescimento de Chapecó.
“Apesar do Cemitério Ecumênico Municipal, no centro de Chapecó, contar com algumas vagas disponíveis apenas para aquelas famílias que possuem um local, e Cemitério da linha Tomazelli ser restrito aos sepultamentos emergenciais, a demanda pelas vagas nos cemitérios municipais continua aumentando. E além disso, os cemitérios das comunidades têm regras próprias e suas capacidades de acolhimento também têm sido insuficientes”, afirmou o vereador Cleber Fossá.
O Cemitério Ecumênico Municipal possui 2.937 subterrâneos e capelas, além de 1.312 gavetas, mas praticamente não comporta mais novos túmulos, a mesma situação do Cemitério da Linha Tomazelli, que conta com 2.016 capelas e subterrâneos. E além dos dois cemitérios públicos, o município tem um privado, o Jardim do Éden, que por ser particular, possui preços que podem se tornar inacessível para uma boa parcela das famílias, especialmente para as de baixa renda.
Fossá diz que uma opção viável seria buscar modelos de cemitérios verticais modulares, como o utilizado no cemitério memorial Vera Cruz em Passo Fundo, Rio Grande do Sul. Esse modelo apresenta soluções moderna e eficiente, utilizando lóculos de uma fibra especial com sistemas de coleta de necro-chorume e para exaustão de gases. Além disso, o uso dos pré-moldados de alumínio agilizaria a construção e permitiria o reaproveitamento dos lóculos após a exumação.

Deixe um comentário