Cleber Fossá pede melhorias na estrutura do CAPS AD III

Published by

on

O vereador Cleber Fossá (MDB) realizou uma visita ao Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas III (CAPS AD III) e constatou vários problemas estruturais na unidade, localizada no bairro Paraíso, bem como questões relacionadas à falta de profissionais e outras demandas. A solicitação de melhorias foi apresentada pelo vereador na Câmara de Chapecó, já aprovada e será encaminhada agora para o Poder Executivo, em especial, à Secretaria Municipal de Saúde.

“É necessário que sejam realizadas reformas e manutenções na estrutura física do CAPS AD III, de forma a garantir a continuidade do tratamento dos usuários, assim como oferecer ambiente seguro e acolhedor. E é fundamental, ainda, que sejam feitos investimentos para evitar futuros problemas e garantir qualidade dos serviços ofertados. A integridade do espaço é fundamental para assegurar um ambiente propício à recuperação e bem-estar”, ressaltou o vereador Fossá.

O atual prédio do CAPS AD III, inaugurado no ano de 2019, atualmente vem enfrentando sérios problemas estruturais que comprometem o pleno funcionamento de atividades essenciais com as salas com infiltrações e mofo. Dois leitos estão interditados há cerca de dois meses devido à infiltração e desabamento do gesso do teto. “Situação não somente compromete a integridade do local, mas também representam riscos à saúde dos usuários e profissionais”, afirmou Fossá.

O CAPS AD III possui a capacidade de acolher, em leito de desintoxicação 12 pacientes, mas, no último ano, praticamente manteve ocupação total na maioria dos dias. Nestes últimos 60 dias, devido à interdição dos leitos, estão sendo acolhidos apenas 10 pacientes. Além de infiltrações é importante os reparos nos sistemas de ar-condicionado, ainda, as demandas para internação têm aumentado diariamente, conforme a informação de profissionais repassadas ao vereador.

Outro ponto é a sala de oficina, que requer uma reestruturação urgente. “Oficinas terapêuticas fazem parte do arcabouço nos centros de atenção psicossocial. É a ferramenta de intervenção terapêutica para auxiliar os usuários em suas dificuldades psicossociais. E as oficinas utilizadas podem ser espaço do exercício da expressão de ideias e sentimentos e estimulam sociabilidade e a geração de renda dos usuários, por isso, a importância da reestruturação”, finalizou Fossá.

Deixe um comentário