Cleber Fossá solicita criação de Hospital Psiquiátrico em Chapecó

Published by

on

O vereador Cleber Fossá (MDB) apresentou e teve aprovada uma moção solicitando para que a administração municipal tome as medidas necessárias visando um estudo de viabilidade para a implantação de um Hospital ou Ambulatório Psiquiátrico 24h em Chapecó para o atendimento específicos desta área e de pessoas em tratamento contra os vícios em drogas e/ou álcool, ou qualquer outro tipo de dependência química. O pedido já foi enviado à Prefeitura de Chapecó.

Fossá citou que a medida é necessária em face do crescimento populacional de Chapecó e das demandas por atendimento e recuperação de pacientes em busca de suporte psicológico e/ou psiquiátrico, que aumentaram cerca de 300% após a nova administração municipal, e inclusive com o programa de internamento involuntário. “Um Hospital, ou um Ambulatório Psiquiátrico, também proporciona maiores recursos advindos do Sistema Único de Saúde (SUS)”, comentou.

O parlamentar mencionou que o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS AD III) atende pessoas adultas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas e que presta um ótimo trabalho, porém, enfrenta uma demanda significativamente maior do que a sua capacidade de atendimento atual. “O trabalho através do internamento involuntário/Operação Asfixia para o combate a uso de álcool e drogas é ótimo, mas sobrecarregou o sistema atual”, afirmou Fossá.

Como faltam mais profissionais, sejam psiquiatras, médicos, psicólogos, enfermeiros, técnicos, auxiliares e outros profissionais, para desempenharem o atendimento à crescente demanda de pessoas e famílias que buscam tratamento especializado, a solução seria Hospital Psiquiátrico. Hoje, há um déficit na rede de atendimento às pessoas viciadas em drogas e álcool. O Hospital Regional do Oeste (HRO), por exemplo conta com quatro leitos para o tratamento psiquiátrico.

Deixe um comentário