Cleber Fossá: “Meu papel é fiscalizar e legislar em prol de todos”

Published by

on

Em entrevista ao Diário do Iguaçu, o vereador de Chapecó, Cleber Fossá, fez um balanço das ações do mandato em 2023, projetou os trabalhos para o ano que vem, além de ter destacado a organização do MDB para as Eleições de 2024.

Como é o trabalho no Serviço Aéreo da Polícia Civil (Saer), além da atuação na Câmara de Vereadores?

Eu sou policial civil de carreira e atualmente, desde a inauguração do Serviço Aéreo Policial de Fronteira (Saer), estou trabalhando ali como piloto do helicóptero. Temos um grupo altamente qualificado, que presta todo esse serviço na promoção de segurança pública em toda a região de fronteira, bem como o SARA, que é o serviço Aéreo Médico. É um trabalho muito nobre, composto por pessoas altamente qualificadas, coordenado pelo delegado Albert Silveira, que faz uma excelente gestão da unidade. Por ser uma unidade de operações especiais, é de alto risco, treinamento constante, dedicação e comprometimento. É uma honra pertencer à Polícia Civil, e principalmente integrar o Saer-Fron.

De que forma é conciliado o trabalho na Polícia Civil com as atividades parlamentares?

Temos uma escala no Saer e há as semanas de Sessões legislativas, em que o vereador está presente. O meu período no Legislativo não pode confrontar com o meu período no Saer. Esse cuidado a gente tomou enquanto coordenação, Secretaria de Segurança Pública e o objetivo é: enquanto eu estiver vereador não faltar a nenhuma sessão, não faltar à reunião importantes de trabalho, nem agendas da Câmara de Vereadores e honrar a minha missão que é o Saer-Fron. Está dando para conciliar, e enquanto eu estiver com saúde irei desempenhar esses dois papéis.

Como você avalia o mandato durante os trabalhos legislativos de 2023?

Esse ano foi bem atípico, onde saímos de um período de pandemia, conturbado, de muita insegurança jurídica, principalmente no meio político e jurídico em si, e enquanto representantes do Legislativo, os vereadores têm um papel fundamental na minha visão, pois, além de representar quem os elegeram, eles têm que trabalhar em prol da comunidade, independente da ideologia partidária. E nós do MDB pregamos muito isso: equilíbrio, bom-senso, respeitar a democracia, fiscalizar, sugerir e ter a hombridade de agradecer quando é necessário e cobrar quando é necessário cobrar. Foi um ano muito produtivo: fizemos mais de 400 proposições, entre indicações, moções e Projeto de Lei. Todos pautados na ética, no compromisso com o dinheiro público e com o bem para os munícipes de Chapecó.

Sobre a sua relação com o Executivo, é mais de independência, defesa ou oposição?

Como o próprio mandato já demonstra: eu não faço parte nem da oposição e nem da situação. E não sou admirador de nenhuma questão extremista, pois faz mal para ambos os lados. Tenho a consciência tranquila e cristalina em votar qualquer projeto, e nunca irão ver eu me abster: ou voto favorável ou contra. O projeto é de esquerda e é bom para a população chapecoense? Com certeza irei votar favorável. O projeto é bom e importante para o município e é da direita? Irei votar favorável tranquilamente. Não estou lá para agradar ninguém: nem esquerda e nem direita. Estou para agradar primeiro a meus eleitores. Segundo, mostrar que eu vim para trabalhar em prol da comunidade, independente da ideologia partidária. Serei o representante do povo, respeitando ética, decoro, a constituição e fazendo o meu papel: fiscalizar e legislar em prol de todos.

Quais foram os principais projetos aprovados?

Em se tratando de projetos de lei, gosto de usar o termo de como a gente atua na segurança pública: o uso progressivo da força. A gente conversa, investiga o caso, apresenta indicação, moção ou requerimento, projeto de lei e se precisar vamos para o Ministério Público ou Judiciário. Elaboramos um Projeto de Lei, que já está em vigor, denominado Segurança Especial nos entornos de escolas. Acho um projeto importante, pois os pais deixam os alunos nas escolas do município com o objetivo de aprendizado. E não é um local onde eles devem se sentir amedrontados. Essa Lei já está sendo cumprida pelo município: já temos alambrados novos, iluminação, câmeras de segurança, vigilantes, portas com detectores de metais. É um trabalho em conjunto, e essa relação do Executivo, independente de não ser integrante da situação, é respeitosa, cordial e temos a grata satisfação de todos os projetos e demandas que forem apresentados, fundamentadas e qualificadas com provas, o Executivo e o secretariado estão adotando as medidas cabíveis para efetivar. É em conjunto!

Tem algum setor do município que mais te preocupa?

São várias áreas, principalmente a questão da Saúde Pública, Segurança Pública e a Educação. Sou um defensor desses três pilares, além de outros subsetores, e tem que haver um investimento constante. Além da questão da mobilidade urbana, postos de saúde. Toda a população que aumentou, são demandas que irão vir para o município, principalmente quando envolver Saúde Pública, não pode esperar. É um trabalho constante, tem que unir todas as esferas: municipal, estadual e federal, porque a tendência é aumentar. E tem que ter um planejamento estratégico para 30 anos.

Como está a organização do MDB de Chapecó para as eleições de 2024?

Atualmente, o presidente regional do MDB é Cleiton Fossá. Ele formou uma comissão e foi estruturado o partido regional, que também envolve Chapecó. Foi reestruturado, reorganizado e hoje já temos o MDB organizado e atuante, com muitos filiados, temos o MDB Mulher, o JMDB, o MDB de todos os municípios. Todos com planejamento estratégico e organizados e já se articulando, e a maioria com a sua chapa de vereadores já montada, a exemplo de Chapecó. Estamos abertos ao diálogo, desde que seja um projeto para o município.

Para 2024, quais serão as prioridades do mandato?

A exemplo de 2023, um dos compromissos assumidos com os eleitores e com os moradores, que depois vieram nos cobrar, era a sede própria da Câmara. Já foi encaminhada, e 2024 será um trabalho de fiscalizar e cobrar que saia do papel efetivamente. Temos muitas pautas para o ano que vem. Já estamos com o nosso planejamento estratégico montado enquanto vereador e equipe. E no andar da carruagem, muitas pautas novas surgem, seja pelas redes sociais, pelo WhatsApp. E sempre buscando a amplitude e a qualidade no serviço público e a valorização dos servidores públicos. Temos pautas na segurança pública, na saúde, pautas a serem cobradas dos nossos representantes a nível estadual e federal, pois o vereador não pode ser somente questões do âmbito do município.

Deixe um comentário