Durante sessão legislativa em Chapecó os vereadores aprovaram uma moção direcionada para a Prefeitura de Chapecó para que realize estudo de viabilidade técnica-econômica e ambiental, em conformidade com a legislação, visando implementação de tecnologias para a recuperação energética dos resíduos sólidos urbanos no município. A proposta foi do vereador Cleber Fossá (MDB), com base no Projeto de Lei nº 1202/2023, que está tramitando no Congresso Nacional.
Conforme Fossá, o objetivo é dar destinação adequada a resíduos sólidos. “É fundamental que busquemos alternativas sustentáveis e eficientes e que contribuam para preservação do meio ambiente, da saúde pública e a qualidade de vida da população local. A adoção de tecnologias para valorização energética de resíduos pode representar, não somente solução moderna para o tratamento dos resíduos sólidos, mas também fonte de energia limpa e renovável”, disse ele.
O parlamentar citou que o compromisso de Chapecó com a sustentabilidade é crucial explorar opções inovadoras que possam reduzir os impactos ambientais e promover o aproveitamento eficiente dos resíduos, inclusive gerando riquezas para o município, como matéria-prima para concretagem, blocos, tijolos e asfalto, entre outras. “Colaboramos para o avanço em direção a práticas mais sustentáveis e inovadoras e a construção de um futuro mais saudável”, ressaltou.
Para Fossá, a adoção de práticas sustentáveis em relação aos resíduos sólidos deve reforçar a imagem de Chapecó como um município altamente sustentável e colocá-lo na vanguarda para o desenvolvimento urbano consciente. “Portanto solicitamos que a Prefeitura e demais órgãos competentes realizem um estudo técnico aprofundado sobre a viabilidade da implementação dessas tecnologias em nosso município, conforme previsto nas diretrizes de sustentabilidade”.

Deixe um comentário