Os parlamentares de Chapecó votaram e aprovaram uma moção apresentada por Cleber Fossá (MDB), e será encaminhada ao governo do Estado, pedindo atenção, valorizações e atualização da legislação contida na Lei 17.202/2017, que trata do Corpo de Bombeiros Comunitários. Para o autor, é preciso levar em conta todo o importante trabalho desempenhado pelos bombeiros comunitários e que isso promoverá uma maior parceria com o Corpo de Bombeiros Militares.
Um ponto elencado é a necessidade de aprimoramento e de qualificação constante, estudar a possibilidade de inclusão de uma cota de 5% a 10% para os bombeiros comunitários realizarem cursos presenciais junto ao CBMSC, para capacitação em áreas como cortes e poda de árvores, busca terrestre, busca por drones e combate a incêndios. Outro elemento apontado por Fossá é a necessidade de reajuste anual do percentual da ajuda de custo, acompanhando a inflação.
Além disso permitir que a alimentação fora do quartel de atuação seja subsidiada pela OBM ou Prefeitura e evitando que bombeiros comunitários tenham que arcar com despesas adicionais. “É preciso levar em conta ainda necessidades de apoio aos condutores de viaturas, em caso de acidentes; uma ajuda para renovações de exames toxicológicos e da CNH aos que atuam como condutores de viaturas; inclusão de novos condutores na Escola de Trânsito do CBMSC”, disse.
Fossá também apontou a necessidade da renovação constante dos uniformes e equipamentos, para que sejam fornecido o mínimo de uniformes e equipamentos individuais de trabalho para os bombeiros comunitários que atuam em escala fixa junto às guarnições; ainda, a necessidade de promoções constantes para incentivar e valorizar os bombeiros comunitários; bem como, a reformulação no que diz respeito à possibilidade de a realização de concurso público estadual.
Por fim, o vereador fala sobre a necessidade de apoio e de suporte psicológico aos bombeiros comunitários que enfrentam situações psicologicamente desafiadoras durante o serviço, para que recebam todo apoio psicológico e/ou tenham acesso a acompanhamento médico gratuito. “Muitas funções dos bombeiros comunitários são de apoio, porém, são essenciais para o bom funcionamento das operações e de auxílio aos bombeiros militares do Estado”, afirmou Fossá.

Deixe um comentário