Fossá pede que médicos da UPA possam prescrever medicamentos pelo SUS

Published by

on

O vereador de Chapecó, Cleber Fossá (MDB), teve aprovada moção onde solicita que médicos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) de Chapecó prescrevam nas receitas médicas os medicamentos disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O vereador comentou que especialmente que a medida visa beneficiar os pacientes acometidos pela endemia de dengue ou com covid, doenças que estão em viés de alta em todo o Brasil e que em Chapecó também.

“Infelizmente, sabemos que para muitas pessoas pesa nos orçamentos precisar comprar esses medicamentos que, muitas vezes, são caros. Então, esse pedido visa beneficiar as famílias com menor renda, especialmente, mas toda a população em geral”, afirmou. “É imprescindível que os médicos da UPA estejam alinhados com as diretrizes do SUS e prescrevam os medicamentos que estão disponíveis na rede pública de saúde, garantindo atendimentos igualitários a todos”.

“Toda situação tem causado transtornos para as famílias e pessoas carentes que não possuem condições financeiras para arcar com custos desses medicamentos fora da rede pública”, disse. O texto será encaminhado ao Poder Executivo, ao secretário municipal de Saúde, João Lenz, ao diretor executivo do Instituto Maria Schmitt – a organização responsável pela gestão da UPA –, Francisco Jailson Paiva, e ao diretor técnico médico do Instituto, o Fernão Bittencourt Cardozo.

Deixe um comentário