Maioria dos vereadores de Chapecó aprova criação da Escola Básica Municipal Cívica

Published by

on

Por 16 votos a dois, a maioria dos vereadores de Chapecó aprovou o Projeto de Lei (PL) que cria o Programa Municipal de Escola Básica Municipal Cívica de Inovação e Tecnologia em Chapecó. A segunda votação ocorreu em sessão extraordinária realizada nesta quinta-feira (21). De acordo com o Projeto, a intenção é de promover uma educação de qualidade, através da Secretaria de Educação, com apoio de policiais militares do quadro da reserva remunerada da Polícia Militar de SC (PMSC).

Além da PMSC, contando também com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina e o efetivo da Guarda Municipal. O Programa pretende ampliar e diversificar as ações voltadas para a qualidade de ensino local, e pautadas em valores cívicos, éticos, humanos e patrióticos. Além disso, integrar ao currículo escolar municipal atividades que incentivem o respeito às normas, ao exercício da cidadania, a responsabilidade social e a convivência pacífica e também outros aspectos previstos.

A primeira Escola Básica Municipal Cívica de Inovação e Tecnologia terá o nome da historiadora e professora Eli Bellani e vai oferecer vagas para mil alunos, do 6o ao 9o ano. Serão vagas exclusivas para alunos da rede municipal da Grande Efapi e funcionará em um prédio da Unochapecó, das 7h às 19h. Foram abertas mil vagas, todas preenchidas. O vereador Cleber Fossá (MDB) votou a favor do Projeto de lei 212/2024 por entender que a proposta vai ao encontro dos interesses da sociedade.

“A Secretaria de Educação será responsável em orientar a equipe pedagógica e administrativa, e no cumprimento das Diretrizes Curriculares Municipais, de Metas do Plano Municipal de Educação e na elaboração dos Projetos Político Pedagógico (PPP) dentro do respectivo Programa Municipal. O Projeto deixa bem claro que não haverá vinculação e subordinação técnico-administrativa à PMSC, Forças Armadas ou à Guarda Municipal, permanecendo ela subordinada à Secretaria de Educação”.

Deixe um comentário