Fossá pede comissão para elaborar Plano de Desenvolvimento do Goio-En

Published by

on

O vereador Cleber Fossá (MDB) apresentou e teve aprovado, na primeira semana de reuniões da Câmara Municipal de Chapecó em 2025, um requerimento para que o Legislativo municipal constitua uma Comissão Especial para dialogar e contribuir efetivamente com a elaboração do Plano de Desenvolvimento do Distrito de Goio-En. Depois da instituição, três vereadores serão escolhidos como membros titulares e três serão como suplentes da referida Comissão Especial.

Fossá lembrou que durante a Audiência Pública sobre a revisão do Plano Diretor, realizada em dezembro de 2024, ficou estipulado o prazo de 180 dias, após a promulgação do mesmo, para elaboração do Plano de Desenvolvimento do Distrito de Goio-En por parte do Poder Executivo. “O plano será vital para promover um desenvolvimento estruturado, respeitando necessidades da comunidade local e atendendo também às exigências ambientais atuais”, disse o vereador.

O parlamentar pontuou, ainda, que o Distrito de Goio-En possui um notável potencial turístico e econômico. “A Comissão terá um papel crucial, não somente para sugerir e fiscalizar políticas públicas destinadas ao crescimento sustentável do Goio-En, bem como, acompanhar, sugerir e contribuir para a construção de políticas públicas voltadas para o crescimento ordenado local, atuando como canal de diálogo entre a administração pública e a população”, destacou Fossá.

A participação no desenvolvimento do plano, apontou Fossá, vai permitir que sejam discutidos temas como turismo sustentável, fomentando política pública voltada para o setor, garantindo investimentos que respeitem o meio ambiente e beneficiem a economia local; ainda, o acesso ao lago, com o desenvolvimento de um estudo criterioso sobre o acesso ao local, assegurando um equilíbrio entre o lazer, realização de esportes náuticos e, ainda, a preservação ambiental.

Outro ponto será a Proteção de Áreas de Preservação Permanente, com diretrizes para o uso adequado das APPs, garantindo um alinhamento com a legislação vigente; a revisão do Plano Ambiental de Conservação e o Uso do Entorno do Reservatório Artificial (Pacuera) da UHE Foz do Chapecó; e apoio a moradores e empreendedores, com mediação entre o Poder Executivo e população, com decisões que sejam coerentes com a visão de desenvolvimento sustentável.

Deixe um comentário