Nesta quarta-feira (21) foi feita a entrega, através da Câmara Municipal de Chapecó, de uma moção de parabenização aos Sargentos Aleson Borges Esteres e Tiago Baldo, do 2° BPM (Batalhão de Polícia Militar), com sede em Chapecó. A proposição foi apresentada pelo vereador Cleber Fossá, em reconhecimento ao ato de bravura realizado pelos militares.
Em 21 de março de 2025, o Sargento Esteres e o 3º Sargento Baldo foram atender uma situação crítica, que exigiu não só coragem, mas, espírito de bravura. A Central da PM repassou informação sobre ocorrência na qual um homem em surto havia invadido uma residência. Mesmo em horário de almoço, abandonaram a refeição e se deslocaram ao local.
A guarnição não era a principal da ocorrência, sendo empenhada como apoio, chegando primeiro ao local. Na residência, o masculino agarrou uma senhora pelo pescoço com um dos braços, enquanto segurava o facão com a outra mão. Os policiais verbalizaram com o homem, que correu para a rua, em frente à escola Cyro Sosnoski bairro Efapi, coincidindo com o horário de entrada dos estudantes, todas crianças, de professores e de servidores.
Os policiais agiram evitando a neutralização do agente, pois um disparo naquele contexto poderia ser letal também para quem se estava próximo. Após muito diálogo, e até várias investidas do homem aos dois policiais militares, em dado momento, o masculino largou o facão, e os dois policiais entraram em luta corporal para contê-lo, conseguindo algemá-lo.
Os Sargentos Esteres e Baldo não apenas expuseram as suas próprias vidas em um ato de coragem, escolhendo a empatia e optando por resguardar a vida de todos, inclusive a do agressor em surto psicótico, em circunstâncias que poderiam ter gerado um desastre e demonstrando compromisso inigualável com a vida e para com a segurança da comunidade.

Deixe um comentário