Fossá quer espaço para artistas locais na abertura de shows nacionais na Efapi 2025

Published by

on

O vereador Cleber Fossá (MDB) apresentou e teve aprovada duas moções de apelo, junto à Câmara Municipal de Chapecó, solicitando à Prefeitura e à Coordenação-Geral da Efapi de 2025 (Exposição Feira Agropecuária e Industrial de Chapecó) a realização de estudo de viabilidade para a inclusão de artistas locais na programação de abertura de shows nacionais do palco principal. O documento será enviado à Secretaria de Cultura, à Presidência da Comissão Organizadora da Feira e à Coordenação.

A outra moção pede estudo para inclusão dos artistas dançarinos e/ou bailarinos das diversas escolas de artes e danças, situadas em Chapecó, para terem oportunidade e possibilidade de se apresentarem em espaços específicos ou temáticos dentro da Efapi 2025. A Feira neste ano será realizada entre os dias 10 a 19 de outubro, no Parque de Exposições Dr. Valmor Ernesto Lunardi, no bairro Efapi, com mais de 310 expositores e a previsão de negócios e prospecções de R$ 800 milhões durante a Feira.

Artistas locais

Para o vereador, a iniciativa contribuiria para aproximar o público local dos músicos, diversificando a programação da Feira e promovendo a cultura regional no mesmo espaço destinado às atrações de alcance nacional. “Mas, lembrando que a atual gestão municipal, por meio da Secretaria de Cultura, já demonstrou compromisso com a valorização da produção cultural local ao disponibilizar o palco cervejaria durante a Efapi, espaço importante e bem recebido por artistas e público”, afirmou Fossá.

Conforme Fossá, a valorização de músicos locais, especialmente em grandes eventos como a Efapi, fortalece o sentimento de pertencimento da comunidade, fomenta a identidade cultural e estimula a economia criativa no município. “A possibilidade de artistas chapecoenses realizarem aberturas dos shows nacionais no palco principal representaria um avanço ainda maior no reconhecimento desses profissionais, oferecendo visibilidade ampliada, experiência e oportunidade de crescimento”, disse.

Arte e danças

No outro pedido, Fossá lembra que Chapecó abriga dezenas de escolas e grupos de dança que atuam em variados modais como danças tradicionais gaúchas (CTGs), balé clássico, dança contemporânea, danças árabes, ciganas, urbanas, hip hop, street dance, e dança de salão, entre outras. “As escolas de dança cumprem papel social de alta relevância, ao oferecerem alternativas culturais e educativas para a comunidade, promovendo a inclusão, a autoestima e o desenvolvimento integral”, comentou.

O parlamentar argumentou que muitos desses grupos e escolas já representam Chapecó em eventos, competições e festivais estaduais, nacionais e até internacionais, levando o nome do município com orgulho e elevando seu prestígio cultural no cenário local e externo. “A valorização e o incentivo às manifestações artísticas locais fortalecem a identidade cultural do município, fomentam a economia criativa, atraem turismo e contribuem para uma sociedade mais diversa e plural”, completou Fossá.

Deixe um comentário