APTI Alimentos é homenageada no Poder Legislativo pelos 40 anos de fundação da empresa

Published by

on

Nesta quarta-feira (9) foi feita a entrega, através da Câmara Municipal de Chapecó, de uma moção de parabenização para a empresa APTI Alimentos, na pessoa de seu diretor sócio-fundador, Gelson Dalla Costa, pela passagem dos 40 anos de fundação da empresa. A parabenização foi apresentada pelo vereador Cleber Fossá (MDB). “A homenagem reconhece o sucesso e eficiência desta empresa conceituada no ramo alimentício e sua importante contribuição prestada à comunidade”, diz Fossá.

A APTI Alimentos, com sede em Chapecó, foi fundada em junho de 1985, completando 40 anos de fundação em 2025, idealizada por três jovens técnicos agrícolas – Gelson Dalla Costa, Hugo Biehl e Adolfo Pitz, que saiu da sociedade. Nascia a Pitú Alimentos, que em busca de investimento, admitiu mais dois sócios – Adair da Silva e Crusvaldino Mesalira. No período inicial em um galpão alugado, produzia condimentos, ervas, chás e especiarias com processo 100% manual e de distribuição local.

Depois de três anos, a empresa levantava a sua sede própria. Atualmente, a APTI está localizada na rua Rancho Queimado, bairro Alvorada. Com necessidade de ampliar a capacidade produtiva e abrir novos mercados, em 2007 inaugurou uma unidade de produção em Araras (SP), facilitando assim a distribuição dos produtos para os mercados das regiões Sudeste e Nordeste. Hoje, a APTI gera mais de 720 empregos diretos e tem 160 representantes comerciais, além de distribuidores e atacadistas.

Na parte de infraestrutura são 35 mil m² de área construída e uma capacidade produtiva de cerca de 7.500 toneladas/mês. Somente a planta de Chapecó tem mais de 400 colaboradores diretos. A APTI figura no movimento econômico entre as 10 maiores empresas industriais na área de incidência do ISS de Chapecó, ajudando muito a impulsionar o crescimento deste pujante município catarinense e contribuindo, assim, com a geração de renda e de empregos em Chapecó e em toda a região Oeste.

Dalla Costa agradeceu ao reconhecimento proposto por Fossá e aprovado por todos os vereadores. Ele falou sobre o início da empresa, período de muitas dificuldades, sobre o posterior crescimento da APTI, expansão para São Paulo e os investimentos atuais e projeções futuras, sendo que a planta de Araras se tornará a maior produtora de achocolatado do Brasil. Conforme o empresário, a APTI pagou, só ano passado, R$ 90 milhões em impostos, valores que são revertidos em favor do Brasil.

Conforme Dalla Costa, a APTI seguirá mantendo a sua essencial chapecoense e investindo também em nosso Estado. O empresário relatou ainda um pouco sobre sua trajetória e a respeito dos serviços voluntários que presta, a exemplo do Hospital Regional do Oeste (HRO) e na parte social do Clube Recreativo Chapecoense (CRC), da Associação Chapecoense de Futebol, onde recentemente deixou a presidência do Conselho Deliberativo, além de outros serviços e auxílios para clubes e entidades.

Deixe um comentário