Vereadores aprovam moção por regulamentação da atividade de condutor de ambulância

Published by

on

Os vereadores de Chapecó aprovaram Moção de Apelo, apresentada em conjunto pelo presidente do Poder Legislativo, vereador Claimar De Conto (PP), e o vereador Cleber Fossá (MDB), solicitando ao Senado Federal celeridade na votação do Projeto de Lei 2.336/2023, que dispõe sobre o exercício da atividade de condutor de ambulância da administração pública e iniciativa privada, e altera a Lei nº 9.503/1997 (Código de Trânsito Brasileiro). O documento foi aprovado de maneira unanimidade.

O referido Projeto de Lei foi aprovado pela Câmara dos Deputados e atualmente tramita no Senado Federal, onde já recebeu o parecer favorável na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), estando pronto para votação. O PL prevê regulamentar a atividade de condutor de ambulância – profissional essencial para a eficiência e segurança de serviços de transporte de pacientes, tanto no setor público quanto no setor privado. A demora da votação no Senado levou os vereadores a apresentar a moção.

Conforme De Conto e Fossá, a regulamentação da profissão, incluindo vários critérios de formação, capacitação técnica e responsabilidade legal, é uma medida necessária para assegurar qualidade no atendimento de urgência e emergência, segurança para os pacientes e uma valorização profissional. O texto altera ainda o Código de Trânsito Brasileiro, reconhecendo a especificidade da condução de veículos de emergência, especialmente ambulâncias, com a necessidade de preparação diferenciada.

Importância da profissão

Durante situações críticas, como transferências hospitalares de alta complexidade, acidentes graves e socorros a comunidades rurais e periféricas, esses profissionais têm sido fundamentais para salvar vidas, trabalhando com agilidade e precisão. “O reconhecimento formal desta profissão contribuirá diretamente para uma melhoria de condições de trabalho, da segurança dos pacientes e da eficiência operacional de saúde e emergência, refletindo positivamente no atendimento à população”, citaram.

Para De Conto e Fossá, o efeito será benéfico para Chapecó, maior município do Oeste catarinense e polo regional na área da saúde. “Os condutores de ambulância desempenham papel indispensável na estrutura de atendimento de urgência intermunicipal ou interestadual de pacientes, atuando com excelência e com dedicação nas equipes do SAMU, UPAs, Hospital Regional do Oeste, Hospital da Criança, ambulâncias do Corpo de Bombeiros, unidades de saúde e serviços privados”, finalizaram.

Deixe um comentário