A sessão ordinária da Câmara Municipal de Chapecó, realizada quinta-feira (11), contou com a presença de representantes da Polícia Civil do município. Objetivo foi apresentar oficialmente os novos delegados de Polícia que chegam para reforçar o efetivo da 12ª Delegacia Regional de Fronteira de Chapecó, além de estreitar a relação entre a instituição e o Poder Legislativo local.
A sessão reforçou compromisso da Câmara em apoiar as forças de segurança, além de acolher os novos delegados que passam a atuar na região. O requerimento de nº 182/2025, de autoria dos vereadores Cleber Fossá (MDB), Neuri Mantelli (PSD) e Fernando Cordeiro (PL), integrantes da Comissão de Segurança Pública e Cidadania do Legislativo, viabilizou a visita institucional.
O presidente da Comissão, vereador Cleber Fossá, comentou a importância dessa integração. “O comprometimento de todas as instituições é fundamental. Assim quando recebemos novos profissionais, essa aproximação é ainda mais importante. Contem conosco no que for preciso. Precisamos estar próximos para buscarmos soluções às demandas que chegam até nós”, disse.
O delegado regional da 12ª Delegacia, Rodrigo Moura, disse que o reforço no efetivo permitirá o desenvolvimento de atividades já mapeadas e que exigem uma atenção especializada, como atendimento a crimes contra crianças e adolescentes, e demandas dos municípios da Comarca. “Os novos delegados vão atuar em demandas específicas, tornando o trabalho mais eficiente”.
Rodrigo também reconheceu o déficit histórico da instituição. “O grande calcanhar de Aquiles da Polícia Civil em Santa Catarina segue sendo efetivo. Em 2017 tínhamos mais de 140 policiais em Chapecó, hoje são pouco mais de 90. Esse déficit agora começa a ser suprido com os novos concursos. Os dois colegas que apresentamos são resultado desse processo”, explicou Moura.
Os novos delegados já atuam há cerca de dois meses na região. Alexandre Matté, que iniciou a carreira como agente de polícia em Chapecó, é o responsável pelo atendimento de ocorrências nos outros seis municípios da Comarca de Chapecó – Cordilheira Alta, Guatambu, Caxambu do Sul, Nova Itaberaba, Paial e Planalto Alegre – desafogando os trabalhos dos demais delegados.
Já Lucas Dalla Valle, oriundo do Paraná, assumirá todos casos relacionados a crimes praticados contra crianças e adolescentes, na Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMI). Moura destacou ainda os índices positivos da Regional em investigações e elucidações de homicídios, além da atuação especializada em crimes de drogas e de roubos.
Além desses, crimes de violência doméstica, contra crianças, adolescentes e idosos. Segundo ele, mesmo diante das dificuldades, Chapecó mantém resultados expressivos. “Temos índices de mais de 90% de elucidação de homicídios nos últimos 10 anos, patamar que supera países de primeiro mundo. Por mais que existam obstáculos, estamos dando respostas à sociedade”.
Por fim, questionado sobre a possibilidade de ampliar o horário de atendimento da DPCAMI, que hoje funciona das 13h às 19h, inclusive para os finais de semana ou em regime integral, o delegado regional explicou que a estrutura já busca atender da forma mais eficiente possível e que o plantão policial funciona 24 horas, com a Central absorvendo as demandas da DPCAMI.
Moura destacou também a preocupação em oferecer atendimento humanizado. “Procuramos sempre ter uma mulher policial na equipe, justamente para desta forma garantir acolhimento e humanização nos atendimentos das situações mais difíceis e sensíveis”, concluiu o delegado regional, garantindo o comprometimento da Polícia Civil de Chapecó para com a comunidade.

Deixe um comentário