Nesta quarta-feira (24) foi feita a entrega, através da Câmara Municipal de Chapecó, de moções de parabenização ao técnico de atletismo, Samaroni Voos, e aos atletas Daniele Campigotto e Eduardo Franceschina Pereira pelas relevantes conquistas para Chapecó e por elevar o nome do município no Brasil e internacionalmente.
A iniciativa foi do vereador Cleber Fossá. “A homenagem vem ao encontro do anseio do Legislativo chapecoense pela continuidade do sucesso, seriedade e eficiência destes conceituados profissionais, sendo essa homenagem de reconhecimento a importante contribuição prestada à comunidade local”, comentou o vereador Fossá.
O professor Samaroni Voos é graduado em Educação Física, Especialista em preparação Física Moderna, Mestre em Atividade Física e Saúde pela UFSC e atua como professor efetivo no município e mais de três décadas dedicadas à formação de atletas em Chapecó, sendo referência técnica e humana no esporte municipal.
Atua como professor universitário por 25 anos, é o técnico das equipes de Atletismo de Chapecó, a frente do Clube de atletismo por 27 anos, contribuindo para a formação de atletas. Nestes anos transformou a vida de muitos jovens da cidade, sendo a maioria destes jovens carentes e de baixa renda familiar, contribuindo ainda na formação de diversos atletas de base, os quais por meio de sua dedicação e comprometimento chegaram a integrar a Seleção Brasileira de Atletismo.
Vários de seus atletas têm se destacado em nível nacional e internacional, elevando o nome de Chapecó por meio de conquistas expressivas que demonstram o elevado nível de preparo técnico e motivacional. Além do Professor Samaroni estar formando campeões, ele tem sido um grande defensor também da infraestrutura esportiva, como no envolvimento e comprometimento na busca pela implantação de uma pista sintética no Complexo Verdão.
Essa ação vai assegurar condições adequadas ao desempenho de atletas e paratletas, viabilizando a realização de competições de relevância; o envolvimento do professor Samaroni na implantação da pista sintética representa um marco histórico para consolidar Chapecó como polo esportivo regional, favorecendo inclusão social, saúde, paradesporto e o turismo desportivo.
A atleta Daniele Campigotto iniciou sua trajetória aos 11 anos de idade no Clube de Atletismo Chapecó sendo instruída pelo Professor Samaroni e já obteve 6 convocações na Seleção Brasileira desde então. Destacou-se também no período Sub 20, sendo campeã sul-americana e única catarinense no Mundial Sub 20 realizado em Nairóbi, no Quênia, em 2021, sempre sob a orientação de Samaroni.
Daniele obteve inúmeros títulos, dentre os quais: Tetracampeã brasileira (sub18, sub20 e sub23); Tricampeã sul-americana (sub 20, sub 23 e adulto), 3 medalhas de bronze em sul-americanos, Bronze no Troféu Brasil de atletismo (maior competição da América latina adulto), Campeã Jasc, Campeã Sul americana adulto do revezamento 4x100m, conquistas que lhe dão reais possibilidades de integrar a seleção Brasileira para próxima olimpíada (Los Angeles 2028).
Obteve três medalhas no Campeonato Sul Americano em Mar Del Plata na Argentina em 25 a 27/04/2025 no Sub 23 (duas de bronze nos 100m e 200m e uma de ouro no revezamento 4×100m), contribuindo para o título da Seleção Brasileira na competição.
O atleta Eduardo Franceschina Pereira conquistou a medalha de ouro no Campeonato Brasileiro Caixa Sub-18 de Atletismo realizado em Cuiabá entre os dias 5 e 7 de junho. No arremesso do peso, conquistou uma marca de 17,59 metros, resultado este que o coloca entre os três melhores do ranking ibero-americano, havendo uma grande possibilidade de ser convocado para a seleção brasileira no final de julho.
Eduardo tem se dedicado ao longo de, pelo menos, três anos, e que em uma competição extremamente forte com mais de 800 atletas de todo o país, ele conseguiu se destacar e trazer mais um ouro nacional para Chapecó.

Deixe um comentário