Cleber Fossá solicita lixeiras para vasilhames de vidro com mecanismos antirremoção

Published by

on

O vereador Cleber Fossá (MDB) teve aprovada uma moção pedindo à Administração Municipal um estudo de viabilidade técnica visando a aquisição e a instalação do maior número possível de lixeiras e/ou containers específicos para vasilhames de vidro, com mecanismos antirremoção e anti-pesca. O pedido é para instalação em locais considerados sensíveis, como postos de combustíveis, as casas de eventos e locais de grande circulação, evitando assim a retirada indevida de conteúdos por terceiros.

Cleber Fossá fala que está levando em conta o surto de intoxicação por metanol associado a bebidas destiladas adulteradas, sendo que Ministério da Saúde caracteriza a situação como de risco sanitário relevante. “Esta situação é extremamente grave, uma vez que o metanol é uma substância altamente tóxica, capaz de causar cegueira, coma e até óbito. O Ministério da Saúde orienta busca imediata de atendimento em caso de suspeita, dada a gravidade e rapidez de evolução dos sintomas”, comentou.

As ações de fiscalização e operações policiais têm apreendido garrafas, rótulo e até fechado fábricas clandestinas de bebidas falsificadas, com destaque para operações no Estado de São Paulo e demais unidades da federação. “Tais achados confirmam a reutilização e/ou reenchimento de vasilhames de marcas conhecidas com modus operandi da fraude. Elas apontam sinais de falsificação em garrafas, tampas e rótulo e alertam que garrafas intactas tendem a alimentar o mercado clandestino via refil”.

Ainda conforme Fossá, a orientação expressa de órgãos de defesa do consumidor para não reutilizar garrafas e, no descarte, quebrar ou inutilizar embalagens justamente para evitar o reaproveitamento por falsificadores, recomendação que pode ser operacionalizada com pontos de descarte seguros. “A Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe) relaciona a facilidade de acesso às garrafas de uso único intactas com a adulteração e aponta brecha operacional na destinação dessas embalagens”, afirmou.

O vereador também apontou que contêineres antirremoção (fixados ao solo, com a boca de descarte unidirecional e o acesso interno restrito à coleta oficial) reduzem a atração econômica do vasilhame inteiro, desestimulam a coleta clandestina e também facilitam a destinação à reciclagem, atendendo aos objetivos de saúde pública e gestão de resíduo. “Sinalização de pontos de descarte e campanhas educativas aumentam a adesão de consumidores e comerciantes contra as falsificações de bebidas”.

Deixe um comentário