O vereador Cleber Fossá (MDB) apresentou, e teve aprovada, moção endereçada à Prefeitura de Chapecó para que seja realizado estudo de viabilidade técnica para a melhoria da segurança no trânsito, com ênfase na reavaliação e na readequação da posição dos contêineres de coleta de resíduos sólidos instalados em vias públicas. Em especial, os que atualmente comprometem a visibilidade, a fluidez do tráfego e colocam em risco a integridade de pedestres e condutores.
Conforme Fossá, as instalações de contêineres de resíduos sólidos nas proximidades imediatas de esquinas e faixas de pedestres têm gerado obstrução visual significativa e impedindo que os motoristas visualizem as aproximações de pessoas que desejam atravessar, aumentando assim substancialmente riscos de atropelamentos. “É recomendada a manutenção de faixas livres de obstáculos em um raio mínimo de segurança nas esquinas e faixas de pedestres”, disse Fossá.
De acordo com o vereador, a medida é justamente para evitar pontos cegos e ampliar o campo de visão dos condutores. Implantação de uma distância mínima obrigatória de, pelo menos, 20 metros das esquinas e faixas de pedestres – para o posicionamento de contêineres de resíduos, é uma medida de segurança preventiva. “Trata-se de uma ação de simples execução e de baixo custo, gerando impacto imediato na segurança viária, evitando acidentes e protegendo vidas”.
Fossá comentou que Chapecó tem buscado fortalecer as suas políticas de mobilidade urbana e que a adequação da localização dos contêineres em relação às travessias sinalizadas e esquinas representa um avanço significativo na prevenção de acidentes e de atropelamentos. “É um dever da Câmara de Vereadores zelar pela segurança da população e, sendo assim, propor ações que melhorem o trânsito e salvem vidas, estimulando a integração entre poder público”, finalizou Fossá.

Deixe um comentário