Este primeiro ano da legislatura 2025/2028 encerra com muito trabalho e dedicação do mandato do vereador Cleber Fossá (MDB). Com a realização de 110 sessões ordinárias, 1 sessão extraordinária, 6 sessões solenes, além de audiências públicas e reuniões de trabalho, Fossá manteve alta presença em todas as atividades. Foram, também, muitas visitas aos bairros de Chapecó, realizando contatos com moradores ou empreendedores em busca de resolver e encaminhar as demandas da população.
Ao longo de 2025, Fossá apresentou 12 projetos de lei ordinária, 134 moções, 182 indicações, cinco requerimentos, além de assinar um projeto de resolução e uma emenda supressiva. O vereador ainda parabenizou e reconheceu dez cidadãos ou empresas que prestam relevantes serviços à comunidade; homenageou duas pessoas com nomeações de via pública e indicou agraciados com o Título Mulher Cidadã, à Medalha “O Desbravador”, Comenda Prof. Eli Maria Bellani e Comenda Dr. Arno Hepp.
“Foi um ano difícil e de muito trabalho, sendo que conseguimos realizar ótimo trabalho em prol da nossa sociedade chapecoense. Recebemos muitas demandas da comunidade, questões que precisam ser resolvidas nos bairros. Avançamos muito, porém, ainda há bastante a ser feito. Em 2026, vamos seguir ouvindo o nosso povo, os empreendedores, e buscando sempre assentar todas demandas que são repassadas ao nosso gabinete. Vamos em frente, pois há muito a ser resolvido”, ressaltou Fossá.
Principal projeto de lei em vigor
O parlamentar destacou, como principal conquista deste ano, a realização da entrega dos primeiros aparelhos digitais para o controle da glicemia em crianças e adolescentes de famílias de baixa renda portadores de diabetes “tipo 1”. O projeto prevê preferência às crianças com espectro autista e com necessidades especiais (PCDs). Fossá foi autor da lei, aprovada pela Câmara Municipal de Chapecó em 2024, que agora foi finalmente implementada pela Prefeitura de Chapecó e Secretaria de Saúde.
“De nada adianta o Poder Legislativo elaborar um projeto de lei se não caminhar junto com o Poder Executivo. O mais importante é impactar a vida das famílias. Desde 2022, há um projeto tramitando no Congresso Nacional sobre o tema. Chapecó sai na frente na promoção da saúde pública, fazendo diferença real na vida de crianças e de adolescentes que mais precisam”, afirmou Fossá, na ocasião. O Projeto de Lei 188/2024 foi aprovado em novembro de 2024, e promulgado depois em dezembro.
Comissão de Segurança Pública
Fossá preside a Comissão de Segurança Pública e Cidadania do Poder Legislativo, aproveitando sua experiência de quase 30 anos como policial civil, sendo que importantes demandas foram debatidas pelo colegiado, entre elas, questão relacionada à perturbação do sossego público, mais segurança na região do bairro Efapi e temas correlatos à Guarda Municipal. “A Comissão antes somente aprovava projetos, mas agora somos protagonistas em discussões relevantes para a nossa sociedade”, afirmou.
De acordo com Fossá, as situações de perturbação do sossego, apesar de inicialmente tratadas como infrações de menor potencial ofensivo, podem evoluir para ocorrências mais graves, como ameaças, lesões corporais, tentativas de homicídio ou homicídios, se tornando problema de segurança pública relevante. “A escalada da violência, a partir de pequenos conflitos, perturbação do sossego, reflete a necessidade de ações preventivas e educativas, objetivando evitar crimes mais graves”, disse Fossá.

Deixe um comentário